quarta-feira, 8 de setembro de 2010

É DRAG É? – Iris Vandyk

Super entrevista com Iris Vandyk de São Paulo. Confira!

É DRAG É?
Millah Mix - De onde foi inspirado o seu nome de drag?
Iris Vandyk- O Iris veio meio de supetão. Acho um nome bonito, diferente, direto, simples, sem muitos y´s e h´s que as bichas gostam de usar. E O VanDyk (que se pronuncia VANDAIQUE) é o sobrenome de um DJ alemão que eu adorava o Paul VanDyk.

MM - Está na noite como drag há qto tempo?

IV - Já são oito anos me montando. Faz tempo né?


MM - Como surgiu a drag Iris VanDyk?

IV - Durante uma festa de aniversário. Uma amiga q já se montava, a finada Kera Hallen ia fazer show e inventou de me montar. Ficou engraçadissimo... Todo mundo mentiu dizendo que eu tava linda, e eu louca, acreditei. Ai peguei gosto e já viu né?

MM - Que no começo foi difícil a gente já sabe como vc superou as dificuldades?
IV - Menina, to superando até hoje. Algumas pessoas falam coisas que valem a pena serem guardadas na memória, e essas coisas nos fazem refletir e crescer. Nany People, por exemplo, grande professora que tive na carreira, me ensinou muita coisa sobre postura, personalidade e profissionalismo. Uma frase que ela me dizia era "Mais vale um punhado de persistência do que um caminhão de talento". Persistir é o negócio... Desistir, jamais. E ai vamos ganhando nosso espaço vamos aprendendo mais sobre maquiagem, figurinos, enfim, sobre todas as minúcias que envolvem nossa carreira.


MM - Em algum momento pensou em desistir? Por quê?
IV - Pensei sim. Pensei porque algumas vezes a gente se sente fraco diante de um mercado que tem valorizado cada vez menos a qualidade. Eu tomo muito cuidado com o visual, com make, com calçados, com cabelo... Tento estar sempre bem aparentada para o público, que é a grande razão pra tudo acontecer. Ai você vê uma doida subindo no palco com um trikine porco e mal acabado, fazendo só bate cabelo, sem dublagem, sem postura e ganhando o mesmo que você. Me diz se não dá vontade de parar?


MM - Como vc supera a concorrência?
IV - Fazendo meu trabalho focado na qualidade. A concorrência não existe. Só teme a concorrência quem não confia no próprio trabalho. Eu garanto a qualquer contratante que se eu faço meu trabalho, faço cuidando de todos os elementos. Por isso tenho graças a Deus, grandes boates que confiam no que eu ofereço.

MM - Me fale sobre seu estilo...
IV - Tento sempre fazer coisas diferentes, levar personagens pro palco e criar uma cena. Por mais que o foco do show seja a dança e o bate cabelo, eu incluo ai todo o aprendizado que tenho de teatro, invisto na interpretação e no visual. Uma hora eu crio uma Skatista, outra uma Motoqueira, já fiz um Khaliffa, um padre, agora tô fazendo uma DJ e uma pin-up moderna. Adoro inventar coisas novas, estilos novos. E claro, amo montar espetáculos, como o "Mambembe" e o "Noite da Extinção", projetos do GRUMAA - Grupo Mambembe de Arte Alternativa.


MM - Quem está por trás da drag Iris VanDyk?
IV - Está o Rafael, primeiramente, o corpo que recebe a entidade... rs... Mas tem muita gente importante. Estilistas, Dj´s, diretores de casas noturnas. Os cinco minutos de show que o público assiste é o final de um processo intenso de criação e composição. Muita gente faz parte do processo.


MM - Suas produções são criações suas ou tem alguém responsável pelo seu visual?
IV - Bom, normalmente eu visualizo a idéia, tipo, uma motoqueira, que é meu numero novo. Ai faço uma pesquisa sobre conceito visual, cores e tecidos. Depois penso no design da roupa, se for algo complexo, levo a idéia pra um estilista que acaba melhorando o que pensei. E ai vamos criando, sempre tomando cuidado pra serem visuais completos, onde todas as peças ornem uma com a outra, e que passe a idéia do show para o público de forma direta.

MM - O que vc acha das drags de hoje? Vc acha que melhorou ou piorou?
IV - Olha... rs... essa é uma pergunta complicada de se responder. Eu acho que as referencias da noite são artistas que estão há bastante tempo. De uns anos pra cá poucas se destacaram pela qualidade. Mas como em toda atividade, sempre tem profissionais que se destacam ou não. Se melhorou ou piorou, não sei, mas eu prefiro o jeito antigo de fazer essa arte... É mais completo.

MM - O que não pode faltar em sua maleta de make-up?
IV - Nossa... tanta coisa. Pó, pra começar... rs... iluminador, sombras importadas (aloka que dá close)... Eu uso pouca coisa, mas adoro variar. Hora eu faço algo mais colorido (como tenho feito nos últimos tempos), hora algo mais opaco, ou mais brilhante, enfim. A maior graça de ser drag é poder variar sempre.

MM - Qual perfume é sua marca registrada?
IV - Marca registrada mesmo é o Very Irresistible, Givenchi, mas como o dólar tá pela hora da morte e importados estão caros pra chuchu, eu tenho usado o Gardênia Blosson, da Jafra, uma marca mexicana. É uma delícia e custa metade do que eu pagava no outro... rs


MM - Me conte alguma coisa engraçada que já aconteceu contigo em alguma apresentação...
IV - Menina... já aconteceu tanta coisa. Mas a história mais marcante foi uma que só fica engraçada contando, porque na hora deu medo. Cheguei ao Rio de Janeiro pra fazer show e a polícia me mandoueu parar o carro. Desceram dois policiais com fuzis na mão e eu apavorada. Mandaram abrir mala e tudo mais, um horror. Quando abri o case de maquiagem, um deles pegou um pote e perguntou: O que é isso? Eu, assustada respondi: É pó! E me dando conta da bobagem remendei: - Mas é maquiagem, moço. Ele entendeu, deu uma risadinha e me liberou. Hoje é engraçado, mas na hora eu quase me caguei toda.


MM - Na vida pessoal, como está seu coração?
IV - Olha, meu cardio disse que eu vou precisar fazer safena... aloka... Tá indo, minha velha... Sabe como é drag né, nem todo mundo come... rsrs. Mas sempre tem alguém interessado, afinal, não sou de se jogar fora... rs... como diria aquela musica da famosa poetisa carioca: - Solteira sim, sozinha nunca!

MM - Como é sua relação com a família?
IV - É ótima. Minha mãe muitas vezes me acompanha em shows mais próximos. Ela adora ir pra Sorocaba, quando eu faço Blanko. Virou amiga do Markinhos Freitas, diretor da boate.

MM - Sua relação com Deus é...
IV - Única e direta. Luto pelos meus objetivos sem me desapegar dele. Quando tenho alguma dúvida, oro pedindo um sinal e sempre recebo. Sou um filho amado e faço por onde.
MM - Uma saudade...
IV - mmm... sabe que sou viúva, né? Pois é... uma saudade é essa!

MM - Uma decepção...
IV - Algumas pessoas que se aproximam pra se aproveitar de alguma forma. O pouco que a gente conquista causa inveja, o que é uma pena, e muita gente se aproxima pra te destruir. Um horror.

MM - Uma vitória...
IV - Graças a Deus foram muitas. Ter sido finalista do Drag Danger em 2007 foi uma delas, o carinho do público em algumas cidades do sul é outra... O GRUMAA é uma grande vitória. Eu sou uma pessoa que agradece sempre as vitórias, mesmo as menores. Alias, não existe vitória pequena, não é mesmo?

MM - Seu melhor momento como drag...
IV - Nossa, que difícil responder isso... Melhor momento... Acho que o MAMBEMBE. Foi um espetáculo diferente que passou por várias cidades e teve um resultado muito positivo. Até hoje ouço coisas boas sobre o espetáculo, o que me faz crer que o trabalho foi bem feito e agradou ao público.


MM - Seu pior momento como drag...
IV - Quando faço algum trabalho e não recebo por ele. É triste. Ainda tem gente que não respeita o que fazemos, acham que somos só uns viados doidos vestidos de mulher. O que fazemos é arte!


MM - Um sonho.
IV - Casar com o Gianecchini, mas acho que tá um pouco longe... rs... Meu maior sonho é viver cada dia melhor, e graças a Deus eu realizo esse sonho todas as manhãs.

MM - Iris VanDyk por Iris VanDyk
IV - Uma doida... varrida! rs... Um artista que deseja exatamente o público que a aceita. Faço tudo que faço pelo público, pelas pessoas que me assistem. Sem elas nada faz sentido.
MM - Como contratar um show de Iris VanDyk?
IV - Alias, por favor, contratem mesmo... A mulher do yakult não perdoa dia 30 ela tá na porta gritando: - VanDyk, paga o Hi-Line... rs... Só me ligar 11-7980-7566 ou mandar um email para rfbittencourt@hotmail.com que eu respondo e marcamos. Tem o Orkut e o twitter também.

MM - Deixa um recado aos leitores do blog Millah Mix...
IV - OBRIGADISSIMA a quem leu até aqui e conheceu um pouco mais sobre mim e meu trabalho. É tudo o que um artista deseja: Que as pessoas conheçam-no por inteiro. Amo o que faço e faço com gosto e carinho, e fico feliz se as pessoas me recebem desta mesma forma. Convido a todos para conhecer meus perfis em redes sociais e fazer contato, porque conhecer gente é sempre muito bom. Um grande beijo a todos vocês.

4 comentários:

  1. Douglas - Balneario Camburiu8 de setembro de 2010 às 07:19

    Millah, parabéns o blog ta fantastico adorei a entrevista com a Iris ela é tudo de bom.com
    Bjoooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. super deusaaaaaa iris adoro,..

    ResponderExcluir
  3. Adooooro Iris Vandyk... Sempre ahazando...
    Te conheço do mundo perdido de Oz viu kiridinha! aloka

    Não lembra de mim? Pois é, na net a gente faz de tudo, até mudar de nome huahuahuahua...

    Ah! Uma saudade... realmente... fiquei em shock quando soube da notícia. Faz parte né kerida, esssa é a única certeza que temos da vida.
    Bola pra frente, boa sorte e sucesso sempre.

    Te adoro, desde a época do Tekilas na Av. Maria Campos em Oz (ui, abafa) rssrssrss e a Rainbow em Caracas City? Ki meda... prefiro não comentar HahaHahaHaha...

    Beijokas... Se cuida!

    Ah... prefiro você loira, mas de qualquer forma a senhora sempre dá o nome e pára tudoooo...

    Pronto, falei!

    ResponderExcluir