quarta-feira, 11 de agosto de 2010

É Drag É? Íkaro Andrógino

Super entrevista com Íkaro Andrógino de São Paulo confira!
Millah Mix - De onde foi inspirado o seu nome de drag?
Íkaro - Bom, primeiro que não sou drag... rsrsr As pessoas tendem a ter a necessidade de rotular tudo e nesse meio acabei sendo rotulado como andrógino pelo visual. Eu particularmente me considero um ator performático e estou longe de me definir. rsrs. O nome Íkaro surgiu do meu amor e fascínio pela mitologia Greco-romana. Uma drag queen chamada Romana Rose, minha amiga, comentou comigo um dia que se eu fosse fazer show meu nome teria que ser Ikaro. Eu nem pensava em fazer show, mas concordei. E deu no que deu.

MM - Está na noite como drag há qto tempo?
IA - Esse ano completo 10 anos de noite... passou rápido, cedo!!! Parece que foi ontem que comecei.

MM - Como surgiu a drag IKARO?
IA - Bom eu decidi que ia começar a fazer show em 1999. Não queria ser drag queen, não me imagino de peruca, sutiã, calcinha, fazendo bate-cabelo, jamais! Então comecei a pesquisar o que eu queria ser. Vi então o show do Vitor Piercing e percebi que não precisava ser drag. Sou fã dele ate hoje, acho que a androginia no Brasil não existiria sem ele. Referencia pra tudo. E fiquei um ano pesquisando como seria o meu personagem, que tipo de musica, roupa eu usaria, como eu faria algo diferente do que as pessoas estavam acostumadas a ver. E um ano depois – em 2000, estava eu participando de um concurso de novos talentos da minha cidade, São Jose dos Campos. Ganhei o concurso e nunca mais parei…

MM - Que no começo foi difícil a gente já sabe como vc superou as dificuldades?
IA - É difícil por que estamos entrando num mundo novo para nos. E só quem faz show sabe do que estou falando. Tudo e novidade. Estar no palco, escolher figurino, música, resposta do publico. E tudo muito novo e difícil. Pra mim foi mais difícil ainda... por que no Brasil a androginia era vista como uma coisa pesada, tipo Marylin Manson, caracterizações de demônios e afins. Eu trouxe uma coisa nova, que ninguém nunca tinha tentado. Foi um tiro no escuro e ainda o e!!!Mas a cada show eu via que dificuldades a parte, os paradigmas foram sendo quebrados, a aceitação aumentava cada vez mais e o sucesso e fama também. Então o que me levou a superar toda dificuldade que aparece ate hoje e o fato de fazer o que faço com amor... e acreditar naquilo que represento num palco. O publico gls pode ser tudo, mas não e burro, sabe ver quando você esta sendo verdadeiro num palco.

MM - Em algum momento pensou em desistir? Por quê?
IA - Sim pensei. Quando você vê que os gays são as pessoas mais preconceituosas que existem você pensa em desistir. Por que fazer show e como ser marcado a ferro – como fazem com o gado- na sociedade gls. Você passa a valer menos, ser inferiorizado, motivo de piadas, de não ser digno de ser amado por outro homem. E uma serie de outras situações que não vale a pena descrever aqui. Isso nos da um choque de pensamento. Valeria à pena seguir seu sonho, seu talento? Ou vale a pena ser uma pessoa dita normal? Quando se define essa pergunta tudo muda, mas ate então, você pensa em desistir todos os dias. Hoje esse pensamento esta lonnngeeee de mim…




MM - Como vc supera a concorrência?
IA - Hoje depois de tanto tempo procurando ser diferente e único isso pode soar como egocentrismo, metideza enfim. Mas eu tenho orgulho de dizer que hoje não tem quem faca o que eu faço. O estilo, as variações. Tem gente que tem estilo e que às vezes eu também faço o andrógino, os shows de dublagem, mas graças a DEUS todas as pessoas que aparecem novas no mercados querem ser mulheres, nem drag queens são mais. E acho ótimo pra mim! Risos.

MM - Fale-me sobre seu estilo...
IA - Acabei criando o estilo folha em branco... kkkk... como às vezes eu me chamo. Por que posso fazer musicas lentas, pops, agitadas, em inglês, Frances, italiano, qualquer tipo. E também posso me caracterizar de quase tudo que eu quiser. Cada dia de um jeito, com uma maquiagem, com um personagem. Então meu estilo e não ter estilo definido.. o que eu amoooo!!!

MM - Quem está por trás da drag ÍKARO?
IA - Boa pergunta. Quem esta por trás do Ikaro e o seu criador e pessoa mais importante que ele, o Tiago Liberato. Sou eu – Tiago- quem da vida e cria tudo do Ikaro, que o fazele ser quem e. Me formei em jornalismo em 2006, filho mais velho de uma familia de quatro filhos biológicos e uma de coração. Apaixonado pela minha familia biológica, a de coração e pelas pessoas que escolhi como familia pra mim. E que passa em cada show uma mensagem, e encara os mesmos como uma missão divina a ser cumprida.


MM - Suas produções são criações suas ou tem alguém responsável pelo seu visual?
IA - Quase tudo são idéias que partem de mim. OS personagens de filme são criações do próprio filme lógico, mas quem escolhe quais serão feitos sou eu. Sobre visual, depende muito. Eu costuro com algumas pessoas e não com uma só. Dentre as que fazem as roupas pra mim esta o By RAJ, Brendhas, Antara Gold e Edson Fabricio.


MM - O que vc acha das drags de hoje? Vc acha que melhorou ou piorou?
IA - Definitivamente piorou. As drag queens de hoje pra mim são: Lysa Bombom, Dimmy Kieer, Fatima Fast Food. Pelo estilo de maquiagem, cabelo, produção. Sei que no nordeste também existem varias drag queens no conceito original da palavra. Pra mim drag queen e cor, alegria, originalidade, o supra-sumo do feminino, da mulher. Chegando a ser over. Hoje existem semitransformistas, com maquiagem de mulher, roteiro de show estipulado – entra com capa, tira à capa, tira à touca, ta com um maio por baixo, bate cabelo, roda, roda, roda e termina com uma explosão!- MAS como tudo e rotulado e feito para que o ser humano se sinta acolhido por um grupo, todas são drag queens. Mas piorou a qualidade. Hoje creio que ser drag queen vai alem do palco, soma-se o caráter, o comportamento, a cultura. Elas não sabem quem e Márcia Pantera, Veronika, o porquê batem cabelo. Só sabem que querem subir num palco para serem melhores que outras, e não para fazerem o seu melhor. Uma outra drag que eu respeito muito pelo o que ela e conseguiu e a Robytt Moon, talvez a mais Copiada do Brasil. A falta de criatividade e originalidade diminuiu a qualidade. Não temos um sindicato, não temos ISO. Qualquer uma pode ser drag queen, mesmo não sendo. Então... piorou, e muito!


MM - O que não pode faltar em sua maleta de make-up?
IA - Kryolan, depois que conheci essa marca de maquiagem alemã, o vicio se instalou!!!A qualidade da maquiagem e outraaaaaa… E um pincel. Mesmo que seja de guache.. ahahaha

MM - Qual perfume é sua marca registrada?
IA - Alien, Thierry Mugler

MM - Me conte alguma coisa engraçada que já aconteceu contigo em alguma apresentação...
IA - Eita tenho varias historias ao longo desses anos. Já cai do palco literalmente – mais de uma vez kkkk-, já subiram no meio do show pra dançarem comigo. O cd deu erro no meio da musica. E você tem que estar preparado pra tudo. Você perguntou engraçado. Acho tudo isso engraçado por que quando acontece eu rio muito. Faz parte…

MM - Na vida pessoal, como está seu coração?
IA - Meu coração esta extremamente feliz. Tranqüilo. Estou solteiro no momento. Mas acho que o amor não deve ser prioridade e sim conseqüência do ser. Tem gente que se não tiver alguém pira. A maioria das pessoas ano sabe amar, inclusive eu mesmo! Achamos que amor e posse, e realização, que não podemos viver sem a pessoa amada, que somos incompletos. E tudo isso e mentira. Temos que ser capazes de ser felizes por nos mesmos. O outro deve vir a somar. A crescer, evoluir. Então enquanto não parece um ser humano desprovido de preconceitos – difícil!- que queria algo serio – mais difícil ainda!- eu aproveito para melhorar a minha maneira e visão de amar!!!


MM - Como é sua relação com a familia?
IA - Normal. Como uma familia normal. Tenho sorte e sou abençoado por te-los. Minha mãe vai a todos os shows que posso. Tenho uma irmã lésbica e mais três irmãos que sabem o que eu sou quem eu sou, conhecem minha essência e meus segredos. E me amam exatamente por isso e vice versa. Amar de verdade a familia e amá-los como são, e não como a gente gostaria que cada um fosse. E mesmo que não me aceitassem seria assim. Estamos na mesma familia por uma razão.


MM - Sua relação com Deus é...
IA - Nossa. Essa resposta seria a maior de todas, mas vou tentar encurtar. DEUS e a razão pela qual respiro pela qual abro e fecho os olhos todo santo dia. E ELE quem me da à oportunidade diária de crescer como pessoa, caráter e espírito em cada situação, conversa sentimento. Ele quem me deu esse dom de fazer show e tento honrá-lo em cada minuto. E a ELE que dou todo o mérito de onde cheguei de onde ainda vou chegar. E ELE quem completa a energia que falta quando estou fraco, que me mostra o caminho correto. Não o que eu acho correto pra mim, mas o correto e verdade, o que e bem diferente. Enfim. DEUS e a válvula motora que me faz ser quem eu sou…

MM - Uma saudade...
IA - Veronika. A maior drag queen que esse pais já teve.

MM - Uma decepção...
IA - O mundo gay. O rumo que as coisas estão tomando e o que o gay esta se tornando.

MM - Uma vitória...
IA - Ter conseguido expandir meus horizontes sendo eu mesmo, fazendo meu trabalho. Ter entrado no meio da moda abrindo desfiles, conhecendo outros países. Não ha Vitoria melhor!



MM - Seu melhor momento como drag...
IA - Cada vez que piso num palco e meu melhor momento, por que estou fazendo o que amo.

MM - Seu pior momento como drag...
IA - o pior momento e quando percebemos a desvalorização do nosso trabalho seguido da desvalorização da nossa pessoa por fazer show.

MM - Um sonho. Utópico mas real, ver o mundo gay melhorar…
IA - ver as pessoas serem menos preconceituosas e se aceitarem como são sem hipocrisia.

MM - IKARO por IKARO
IA - Definir-se e limitar-se já diz a frase!!!

MM - Como contratar um show de IKARO?
IA - Uia, pra me contratar basta me ligar 011 74798069, manda recado pelo Orkut > ou no MSN> profusionway@hotmail.com

MM - Deixa um recado aos leitores do Blog Millah Mix
IA - Espero que tenham curtido as respostas e lembrem-se sempre que a melhor coisa da vida e vive-la sem mascaras e intensamente. Como se cada dia fosse o ultimo. Sem medo do que os outros vão pensar de como vc e, se veste, age, pensa ou fala… viver e simples. A gente que complica… E isso! Beijos e fiquem sempre com DEUS!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário